Proposta de Mestrado Profissional é abordada em reunião com Coordenadora Geral do NEAD/UFSJ
 

No dia 08/04/2014, os servidores TAE´s Agostinho, Carvalho e Joana, reuniram-se com a Professora Marise Santana da Rocha, Coordenadora Geral do NEAD/UFSJ, para tratar da proposta de Mestrado Profissional Multidisciplinar à distância para os TAE´s da UFSJ. A professora Marise fez um histórico da proposta e em que estágio se encontra. Os representantes técnicos explanaram que desde 2012, já havia sido anunciada, pela Administração da UFSJ, a oferta do Mestrado Profissional para os TAE´s da UFSJ, o que ainda não se concretizou e que por sua vez é um dos itens da pauta interna desta greve. Por isso, estavam realizando reuniões para elaboração de um projeto de Mestrado Profissional. 

 

Ainda, segundo Marise, o Governo lançou o edital para que as IFES apresentassem projetos, mas na área de Administração. Somente as IFES que já tinham experiência na área (com o mestrado já existente), foram contempladas, ou seja, 25 IFES apresentaram projetos e 10 foram contempladas, entre elas UFLA e UFJF. Ressaltou, ainda, que mesmo as contempladas não tiveram seus projetos ainda concretizados. Um dos critérios de seleção seria a prova da ANPAD, que na visão da profa. Marise e do Professor José Luiz é um dificultador até para professores que a ela se submetem. Além disso, esses mestrados abrangeriam somente servidores com formação em Ciências Gerenciais (Administração, Economia e Contábeis).

 

Embora haja um grupo de professores elaborando o projeto, um longo caminho ainda será percorrido até sua concretização (parecer favorável de professores externos à UFSJ, aprovação nos conselhos superiores, submissão do projeto à CAPES e sua recomendação). A representação de TAE´s, ao saber que já havia um grupo de professores envolvidos nesse intento e que são esses que podem ser os proponentes, expôs, com base na legislação pertinente, qual sua visão de Mestrado Profissional.

Diante das exposições coube-nos colaborar com a redação da justificativa da elaboração do projeto de Mestrado Profissional. Dada a urgência de prazos, o texto deverá ser entregue, até a próxima sexta-feira, 11/04/2014.