top of page

1° de Maio – Dia do Trabalho

Hoje é comemorado o Dia do Trabalho. Essa data tem uma grande importância histórica, pois surgiu em meio a luta das trabalhadoras e trabalhadores por melhores condições de trabalho, jornadas dignas e salários justos. E essa luta ainda é vivenciada nos dias atuais, permanecendo a necessidade de batalhar pelo respeito e valorização da classe trabalhadora.


No contexto da pandemia global de covid-19, pela qual estamos passando, devemos voltar os olhares para aqueles que estão atuando na linha de frente no combate ao coronavírus. Toda sociedade se vê obrigada a adotar mudanças abruptas nos hábitos e nas relações humanas, mas para muitos o isolamento não é uma opção. Precisamos cuidar para que suas vidas estejam protegidas. Seja qual for a profissão, é indispensável o fornecimento de todo aparato necessário à proteção da saúde.


Nesse cenário, também é importante defender o serviço público. Enquanto você lê esse texto, milhares de médicos, enfermeiros, pesquisadores de universidades, entre outros profissionais, lutam contra o tempo para salvar vidas e encontrar métodos eficientes de combate à pandemia. Mais do que nunca devemos reconhecer o papel vital do Sistema Único de Saúde (SUS) e das universidades públicas para a sociedade brasileira.

E para você que pode fazer seu trabalho a distância, siga a recomendação: fique em casa. Também respeite todas as orientações dos especialistas (veja algumas abaixo). Além de se proteger, esse gesto irá preservar a saúde e à vidas daqueles que precisam trabalhar para garantir o nosso bem-estar.


Evite abraços, beijos e apertos de mãos,vamos reinventar nossas formas de trocar afetos. Obedeça a recomendação de distanciamento de, no mínimo, dois metros. Utilize máscaras caseiras ou artesanais ao sair, e lembre-se, ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com o braço. Evite a circulação desnecessária nas ruas, praças e locais públicos. Caso apresente sintomas como tosse seca, dor de garganta, febre e falta de ar, procure imediatamente o serviço médico mais próximo.





bottom of page