
Em reunião realizada no último dia 9, a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e sua secretaria executiva avaliaram os acontecimentos da semana passada e deliberaram por instituir o próximo dia 15/10 como dia nacional de mobilização em todas as universidades federais.
“Nesse dia, que será o dia do/a professor/a, o conjunto das atividades se concentram na valorização das ações e projetos das universidades, na importância de seu financiamento, na importância do financiamento da ciência e da tecnologia, no caráter estratégico das IFES para o futuro de nosso país e na importância de valorização dos docentes”, sinaliza a entidade.
A construção desse dia de mobilização surge do entendimento da ANDIFES a respeito do caráter fundamental que a visibilidade e a mobilização das universidades e da própria associação tiveram na grande repercussão midiática da situação das universidades frente ao bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Bolsonaro e seu impacto positivo na opinião pública.
“A restituição do orçamento contingenciado foi um excelente desfecho, mas a situação dramática do ponto de vista orçamentário das IFES permanece, em função do corte de 7,2% ocorrido no primeiro semestre deste ano”, ressalta a ANDIFES.
Considerando as especificidades, o contexto e as circunstâncias locais de cada universidade, a ANDIFES recomenda que cada instituição avalie o modo como realizará suas ações de mobilização.