
Em agosto é comemorado o mês da conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha Agosto Lilás foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, e visa trazer mais visibilidade a esta luta.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede de Observatórios de Segurança, a cada quatro horas uma mulher é vítima de violência no país. Um estudo do Fórum de Segurança Pública do Brasil aponta que cerca de 33% das mulheres já sofreram violência física e/ou sexual, e que aproximadamente 32% relataram terem sido vítimas de violência psicológica ou verbal.
Dados do Governo Federal relatam que entre os meses de janeiro e julho de 2022, mais de 30 mil denúncias de violência doméstica foram registradas em todo o país; no mesmo ano, 1410 mulheres foram vítimas de feminicídio, homicídios motivados pelo fato da vítima ser mulher.
Estes são somente alguns números da violência contra a mulher no Brasil; os dados alarmantes mostram um cenário de extrema vulnerabilidade para este público, que luta diariamente pela conquista de direitos e pela igualdade de gênero.
Diante disso, um mês de conscientização sobre este assunto se faz extremamente necessário. Dar enfoque a esta campanha é uma forma de incentivar mulheres de todo o país a denunciar esse tipo de situação inadmissível.
Vale lembrar que a violência contra a mulher tem diversas facetas; além das agressões físicas, verbais e sexuais, elas podem se manifestar por meio da violência moral, quando envolve calúnia e difamação, e da violência patrimonial, quando mulheres são proibidas de trabalhar ou/e de ter acesso ao seus bens e dinheiro.
A luta pelo fim da violência de gênero é um dever de todos e o Sinds-UFSJ defende esta causa. Participe dessa luta também! Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo Ligue 180, serviço telefônico especializado em orientar e encaminhar denúncias desse tipo, e também pelo Disque 190 para acionar a Polícia Militar.