Carta de Esclarecimento


Caros sindicalizados!


A atual diretoria do SINDS-UFSJ vem a público reforçar nosso principal compromisso: lutar contra todo e qualquer governo que ataque direitos e conquistas dos servidores públicos, do povo trabalhador e da sociedade brasileira. E nesse sentido estamos travando, desde o início do ano, uma luta incansável contra as diversas medidas absurdas já adotadas pelo governo Bolsonaro, que de modo sistemático ataca as instituições, os valores e conquistas fundamentais para um Estado ser minimamente Democrático de Direito.


Estamos à frente na luta contra a Reforma da Previdência (PEC06/19), que flexibiliza e precariza direitos básicos e aumenta ainda mais a informalidade e o abismo social no Brasil. Seguimos lutando contra os cortes na Educação, e contra todo tipo de projeto que vise roubar o direito constitucional fundamental do brasileiro, que é o acesso à Educação Pública e Gratuita.


Lutamos contra a MP873/19 que visava asfixiar os sindicatos, e vencemos! E continuaremos nas trincheiras de batalha contra esse governo que expressa diariamente interesses e propostas que prejudicam a maioria da população brasileira. Portanto, nossas ações são e serão carregadas de conteúdo político, pois é na prática política, no discurso político, na atuação política que construímos uma Democracia madura e justa. Nossas assembleias são e serão abertas e democráticas, e impregnadas de conteúdo político, afinal é no plano político que acontece qualquer conquista para a categoria.


Nossas assembleias são espaços onde a crítica a qualquer governo será respeitada e garantida, mas a partir de hoje exigiremos, dentro das regras da civilidade, o respeito ao outro, o respeito à fala do outro, o respeito à opinião, à diversidade e à coerência. Garantiremos que, mesmo em discordância de opiniões e valores, o direito de expressá-las seja assegurado a todo servidor que participe das assembleias, com o devido e merecido respeito a todo aquele que trabalha em prol da Educação pública, gratuita e de qualidade

nesse país. Defendemos que apenas com uma postura madura e com respeito ao diferente seremos capazes de avançar enquanto seres sociais civilizados.


O sindicato é uma construção coletiva, com interesse coletivo, em que paixões e desejos individuais não devem se sobrepor, tampouco prevalecerão sobre a vontade coletiva. Refutamos veementemente toda e qualquer atitude egoísta, grosseira, agressiva e desrespeitosa. Não iremos abrir mão do essencial a qualquer debate que é o respeito a opinião alheia, não permitiremos que a truculência e barbárie vistas nas ruas e nos pronunciamentos oficiais de alguns membros do atual governo, sejam práticas corriqueiras e normatizadas dentro do nosso ambiente de atuação.


Assim, como todas as direções executivas que passaram pela história do SINDS-UFSJ, trabalhamos muito, lutamos muito, nos doamos muito e não temos apego ao cargo que nos foi confiado. Entretanto, enquanto Diretoria Executiva do SINDS-UFSJ, nunca agimos de forma partidária, nunca ferimos o discurso democrático, portanto exigimos respeito à nossa gestão e ao nosso trabalho sindical.


Reforçamos aqui o nosso compromisso de luta contra os ataques deste governo feitos à nossa carreira, à nossa Universidade, e à nossa sociedade e reforçamos também nosso compromisso político de luta nas ruas, nos bairros, vielas e praças, onde demandar enfrentamento a esse governo de cunho autoritário, nós estaremos lá, fazendo política!


Cordialmente,

Diretoria Executiva

SINDS-UFSJ

Publicado em 08/08/2019

Sindicato dos Servidores da UFSJ

Praça Frei Orlando, nº170, Centro

São João del-Rei (MG) 36307-352

Tel (32) 33721047 - (32) 33721047

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco