top of page

Ciclo de Debates refletem temas relacionados a Covid-19

Estamos passando por uma pandemia global, que afetou toda a sociedade obrigando à adoção de mudanças abruptas nos hábitos e na vivência social. Mas não foi só a rotina que mudou, os impactos do Coronavírus tem criado um estado de alerta geral e mostrado que o aparato estatal vai necessitar de todas as suas forças para a luta contra a Covid-19. Foi Pensando em todas as nuances que perpassam o momento que vivemos, que o Sindicato dos Servidores da UFSJ junto da ADUFSJ - Seção Sindical dos Docentes da UFSJ iniciou no último dia 02 de abril uma intensa programação de debates transmitidos ao vivo pelas redes sociais e pelo youtube.


Abrindo a série de discussões, o 1º debate promovido pelas entidades sindicais ocorreu na quinta-feira (2). Com o tema “A crise brasileira é sanitária e política” o encontro reuniu virtualmente Denilson Carvalho - coordenador do Sinds UFSJ; Ana Pimentel professora do Departamento de Medicina da UFSJ e vice-presidenta da ADUFSJ, e também, a professora do departamento de Ciências Sociais, Maria Clara Santos. O primeiro debate da série você acessa no link: https://www.youtube.com/watch?v=y9shUnLMGHo .




Na sequência, na quinta,16, foi a vez de debater sobre os impactos e nuances da adoção do ensino à distância em cursos presenciais durante a pandemia. O tema foi exaurido com ampla diversidade e interação do público. Teceram considerações sobre o assunto: Maria Jaqueline de Grammont - professora do Departamento de Ciências da Educação (DECED) da UFSJ, André Felipe Duarte - professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a professora da rede pública, sindicalista e coordenadora da subsede do Sind-UTE/MG em São João del-Rei, Janaine Ferreira e a professora do DECED e coordenadora-geral do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da UFSJ, Maria Emanuela dos Santos. O segundo encontro está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZlODpKxio2Y.




Para a produção do terceiro encontro de discussões que ocorreu quarta-feira,21, o Sinds UFSJ e ADUFSJ realizaram uma parceria com a AD-UFLA e o Coletivo de Técnicos Administrativos da UFLA. Nesse debate o tema foi voltado a problematizar o impacto do coronavírus na saúde dos municípios de São João del-Rei e Lavras. Os conferencistas dessa rodada foram a professora do curso de medicina da UFSJ (DEMED), Ana Pimentel; Denílson de Carvalho - coordenador do Sinds-UFSJ, Júlio Bueno- professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e contou com a mediação de Thiago Magalhães Meireles técnico administrativo da UFLA. Assista o terceiro encontro aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bVYywrYJQOo.





Nessa sexta,24, foi realizada a transmissão ao vivo do debate "Práticas extensionistas em tempos de pandemia", e contou com a participação de Andréia de Jesus - Deputada Estadual eleita pelo PSOL em 2018, advogada, educadora infantil e servidora pública. Também somou ao grupo, Márcia Hirata - Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, professora da UFSJ e vice-coordenadora do projeto Observatório Urbano de São João del-Rei. Por fim, expôs suas considerações Ivan Vasconcelos - Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Adjunto da UFSJ. O debate foi mediado por Michel Montandon – Técnico administrativo da UFSJ e doutorando em estudo de linguagens pelo CEFET-MG, ele também coordenou os projetos de extensão Van Educomunicativa e Nav Cine.

A conversa foi extremamente enriquecedora, e se você não conseguiu assistir ao vivo, não se preocupe, a gravação está disponível no nosso canal do youtube. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=eeVcVJ3uHJU&t=191s.





O Sinds em parceria com a AD-UFSJ está promovendo semanalmente debates sobres temas variados, relacionados a ações de enfrentamento ao Covid-19. Acompanhe pelos nossos canais do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCZLa0QCJMoV2A9D4Vw8_rpA e Facebook https://www.facebook.com/sindsufsj/.

bottom of page