VEJA QUAIS SÃO OS 11 PROJETOS CONTEMPLADOS PELO EDITAL SOLIDÁRIO DO SINDS-UFSJ

Atualizado: 11 de Ago de 2020



O Comitê Temporário de Gestão de Crise, criado pelo Sinds-UFSJ para lidar com as ações do sindicato relativas à Covid-19, já definiu os projetos contemplados pelo Edital 02/2020.

O Edital Solidário prevê a distribuição de R$ 400, por três meses, para ações solidárias com foco na segurança alimentar das populações mais vulneráveis à crise econômica provocada pela pandemia do novo coranavírus.

E para dar uma forcinha ainda maior para aqueles que mais precisam, o Sindicato decidiu repassar os recursos não apenas para oito projetos, como estipulado em edital, mas sim para um total de onze.

Confira aqui a relação dos projetos contemplados pelo Edital Solidário.


Próxima etapa

Na semana que vem, os membros do Comitê Temporário de Gestão de Crise entrarão em contato com os contemplados para passar os detalhes da transferência dos recursos e da prestação de contas.

Captação de recursos

Os recursos que serão repassados aos projetos são provenientes de um fundo mantido com a contribuição dos sindicalizados do Sinds-UFSJ, que aceitaram descontar 0,5% dos seus salários, durante três meses, para financiar as ações de solidariedade.

Em abril, logo no início da pandemia, o Comitê já havia lançado um primeiro edital, que beneficiou dez projetos, de cinco municípios diferentes, com um total de R$ 12,8 mil.

A campanha para adesão de novos servidores ao fundo continua aberta. Os interessados podem mandar um email para o sindicato, autorizando o desconto.

Homenagem ao Betinho

Esta segunda etapa da ação de solidariedade do Sinds-UFSJ homenageia o mineiro Herbert de Souza, o Betinho, ícone da luta contra a fome no Brasil. Graduado em Sociologia pela UFMG, assessorou o MEC do governo João Goulart e defendeu as reformas de base, principalmente a agrária.

Obrigado a exilar-se no Chile durante a Ditadura Militar, foi imortalizado como "o irmão do Henfil" na canção "O Bêbado e a Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, gravada por Elis Regina. De volta ao Brasil, após a Anistia, fundou o Ibase e continuou sua luta pelas causas populares.

Betinho ficou internacionalmente conhecido pela sua atuação na luta contra a fome no Brasil, a partir da organização não governamental Ação de Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Hemofílico, acabou contraindo o vírus HIV nos anos 1980 e morreu em 1997, já bastante debilitado.

Sindicato dos Servidores da UFSJ

Praça Frei Orlando, nº170, Centro

São João del-Rei (MG) 36307-352

Tel (32) 33721047 - (32) 33721047

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco