top of page

Congelar salários ou taxar as grandes fortunas?

Esse será o tema abordado pela próxima edição do Ciclo de Debates, que acontece nesta quinta, às 19h, nos canais do Sinds UFSJ, ADUFSJ e do portal Notícias Gerais.

Na terça-feira (5), foi aprovado pela Câmara dos Deputados o projeto de lei complementar 39/20 encaminhado pelo Senado. Em síntese, a proposta que prevê socorro aos estados e municípios, condiciona o auxílio à uma série de medidas prejudicais ao funcionalismo público de todas as esferas. O PL estabelece entre outras medidas a vinculação dos regimes jurídicos dos entes ao da União, vedação de aumentos, reajustes, concessão de vantagens e benefícios. Também modifica a lei de responsabilidade fiscal e possibilita a demissão de servidores.

De outro lado, parlamentares da Câmara e do Senado encamparam propostas que visam taxar grandes fortunas e criar impostos sobre essas riquezas. Os projetos possibilitariam não só sanar as mazelas sociais do país, que concentra suas riquezas na mão de 1% da população, mas também possibilitar ao Estado, angariar recursos para o combate a pandemia. Segundo dados da Agência Senado de abril desse ano, na prática a medida poderia render cerca de R$ 272 bilhões e afetaria apenas àqueles que tem renda mensal nas cifras dos milhares, o equivalente a no máximo 3% da população brasileira.

Para debater esse tema de extrema relevância, o encontro contará com a participação de:

Denilson Ronan de Carvalho

Coordenador-Geral do SINDS-UFSJ

Gibran Jordão

Sindicalista e Coordenador do Travessia - Coletivo Sindical e Popular.

Maria Clara Santos

1ª secretaria da ADUFSJ e professora do departamento de Ciências Sociais da UFSJ

Canais de transmissão:

YouTube:

FaceBook:


bottom of page