top of page

DELEGADOS DO SINDS-UFSJ APRESENTAM À BASE TEMAS DISCUTIDOS EM ASSEMBLEIA DA FASUBRA



No início do mês de junho, o coordenador-geral do Sinds-UFSJ, Joaquim Costa, e os servidores técnicos-administrativos, Denilson Carvalho e Marcius Barcelos, representaram o Sinds-UFSJ, como delegado da Direção e delegados da base, respectivamente, na primeira plenária presencial realizada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) após a pandemia da Covid-19.


O encontro teve três dias de duração e tratou de diversos temas pertinentes à categoria, como a campanha pelo reajuste salarial, implantação do teletrabalho e outros.


O servidor Denilson Carvalho elencou dois tópicos principais discutidos na plenária, em termos de carreira, que merecem atenção especial da categoria. Sendo eles, a proposta do Governo Federal de passar a gestão da aposentadoria dos servidores públicos federais para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Plano de Gestão de Desempenho (PGD), no qual está contido a regulamentação do teletrabalho para a categoria.


Carvalho avalia que a regulamentação do teletrabalho é extremamente importante, no entanto, afirma que diversos pontos do PGD são problemáticos e podem gerar perdas para os servidores.


O técnico-administrativo Marcius Barcelos compartilha do mesmo posicionamento e afirma que o PGD nada mais é do que “a implantação silenciosa da PEC 32, Reforma Administrativa”, que foi duramente combatida pelos servidores públicos federais. Ressaltando que o problema não é a implantação/regulamentação do teletrabalho, e sim o condicionamento do teletrabalho ao PGD.


O coordenador-geral do Sinds-UFSJ, Joaquim Costa, ressaltou o posicionamento crítico apresentado pela Fasubra a respeito da implantação do teletrabalho da maneira como está sendo colocado e o julgou importante, mas considera que é importante levar em consideração também a expectativa de diversos membros da categoria pela implantação do teletrabalho na UFSJ.


“A gente crê que a categoria terá o discernimento necessário para fazer a escolha do que é melhor para os servidores, seja aguardar ou já aprovar essa resolução”, diz.


Confira aqui um vídeo com as falas dos três delegados que representaram o Sinds-UFSJ na plenária da Fasubra e suas considerações sobre os temas abordados.


Confira os vídeos do Painel “Teletrabalho nas IPE e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, apresentado na plenária da Fasubra Sindical:



Para saber mais sobre a plenária, acesse aqui.


bottom of page