top of page

Doe sangue, você pode salvar vidas!

Em época de pandemia, pela necessidade do isolamento social, o volume de doações de sangue ao Hemominas diminuiu, mas a demanda de pessoas que dependem dessas doações continua existindo. Apenas no mês de março, o número de doadores em Minas Gerais diminuiu 25%, segundo o jornal Estado de Minas.


A doação de sangue é um gesto solidário para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves, casos que continuam a existir, mesmo com a pandemia. Doar sangue pode salvar muitas vidas!


A fim de organizar o fluxo de doadores, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas está realizando o agendamento das doações pelo site (http://www.hemominas.mg.gov.br) ou pelo MGapp. Os doadores devem evitar levar acompanhantes, em obediência às regras de restrição de circulação de pessoas.

Também é importante que o doador esteja em plenas condições de saúde, sem sintomas de gripe/ resfriado como: tosse, febre, coriza e dor de garganta. Nesse caso, deve-se aguardar 30 dias após o término dos sintomas para candidatar-se à doação de sangue.

O Hemominas informa que suas unidades são ambientes seguros, e entre as medidas de higienização e prevenção implementadas, destacam-se a obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido70% nas mãos (para qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades). As salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir o distanciamento entre os doadores.

A doação pode ser agendada pelo seguinte link: https://www.mg.gov.br/conteu…/agendamento-online/doar-sangue Ajude a salvar vidas, doe sangue!




bottom of page