top of page

EM ASSEMBLEIA, SERVIDORES DA UFSJ APROVAM AUXÍLIO FINANCEIRO PARA TRABALHADORES DA VIAÇÃO PRESIDENTE


Sem receber há cerca de 4 meses, os trabalhadores da Viação Presidente contam com a solidariedade dos trabalhadores de outras categorias. Foto: João Pedro Justino


Na tarde desta sexta-feira (18), ocorreu a assembleia extraordinária do Sinds-UFSJ. Contando com a participação de 48 servidores, a assembleia deliberou sobre temas como a deliberação sobre o auxílio financeiro aos trabalhadores da Viação Presidente e representatividade da categoria nos órgãos colegiados.


Ainda no início, foram repassados os informes gerais do sindicato. Os sindicalizados foram informados de que os reajustes nos planos de saúde da Unimed foram suspensos até o próximo ano. A diretoria do Sinds já entrou em contato com a empresa para saber se o valor retroativo será cobrado e se existe a possibilidade da suspensão não ser aplicada.


O Sindicato também informou que está preparando a documentação para a prestação de contas do ano passado, que será apresentada em assembleia específica para tal.


A base também ficou ciente de que o Sinds está se articulando com a ADUFSJ e o DCE para incrementar a proposta de resolução apresentada para criação de uma Comissão de Gestão e Mediação de Conflitos na UFSJ. A proposta de resolução foi criada como produto final do curso de Gestão de Conflitos promovido pelo Sinds.


Por demanda dos próprios servidores, a apresentação da proposta será pauta de uma próxima assembleia.


Marcação de férias

A categoria decidiu que o sindicato enviará à Reitoria um ofício solicitando alterações na ordem de serviço que trata sobre a marcação de férias dos servidores. Segundo o sindicato, muitos problemas têm ocorrido devido a uma confusão na interpretação do documento, que pode dar a entender que os servidores só podem ter suas férias durante o recesso acadêmico, o que não é o caso.


Mais representatividade

Foi decidido também que será iniciada uma conversa com os representantes da categoria nos órgãos colegiados para que a alteração dos regimentos internos entre nas pautas de discussão dos conselhos superiores. O propósito é ampliar a representatividade da categoria.


A diretoria do Sinds-UFSJ destacou que “muitos dos problemas que surgiram durante as discussões sobre o Ensino Remoto Emergencial foram por falta de representatividade dos técnicos”.


Ações solidárias

Outra discussão importante foi acerca da disponibilização de um auxílio financeiro para os trabalhadores da Viação Presidente, que opera o transporte coletivo de São João del-Rei. Denilson Carvalho, coordenador do sindicato, explicou a situação dos funcionários da empresa, que estão sem receber seus salários há aproximadamente quatro meses. Foi esclarecido ainda que o pedido chegou ao Sinds pelos próprios trabalhadores, via união dos movimentos sindicais de São João del-Rei.


Após votação, foi estabelecido que o sindicato doará R$ 4 mil – que corresponde a cerca de 10% de sua arrecadação mensal – para auxiliar esses funcionários em situação de vulnerabilidade.


Outra doação, no valor de R$ 1 mil, será destinada a compra de cestas básicas para funcionárias terceirizadas responsáveis pelas cozinhas dos Restaurantes Universitários (RUs) da UFSJ, que também procuraram o sindicato expondo que estão há três meses sem salário.


Essas ações fortalecem os laços de solidariedade entre diferentes categorias de trabalhadores em um período de crise econômica e de saúde pública e mostram a necessidade de cooperação entre os sindicatos para prestar assistência aos mais vulneráveis.


Reforma administrativa

Os servidores discutiram também a proposta de Reforma Administrativa encaminhada ao Congresso Nacional e como ela irá afetar serviço público em geral.

A proposta encampada pela categoria é a de realizar articulações e mobilizações para esclarecer à população sobre os efeitos nocivos da proposta.


Fasubra

Por encaminhamento da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), os sindicalizados foram informados sobre a construção de greve conjunta dos servidores públicos federais ou do setor da educação superior e tecnológica. No entanto, a discussão deste tópico foi adiada para uma próxima assembleia.


Na segunda semana de outubro, ainda em data a definir, a Fasubra promoverá uma Plenária Virtual Nacional para discutir o assunto.

bottom of page