EM ASSEMBLEIA, SINDS-UFSJ DISCUTE CENÁRIO IDEAL PARA RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS



Na manhã da última sexta (19), o Sinds-UFSJ se reuniu em assembleia. Entre as pautas da reunião, foram debatidos o retorno das atividades presenciais na UFSJ, a Reforma Administrativa e a PEC Emergencial.


De início, foram repassados alguns informes importantes para a categoria dos técnicos. Os servidores que fazem parte do Conselho Universitário (Consu) informaram à base sindical o conteúdo das discussões do conselho sobre o retorno das atividades presenciais, destacando a importância da construção de um plano de retorno coletivo, construído por todos e para todos, e seguro.


A diretoria comunicou também que, devido às discussões sobre o retorno presencial, o Consu ainda não colocou em pauta o pedido do sindicato de maior representação técnica nos conselhos superiores.


O Sinds-UFSJ sinalizou também que está à procura de servidores interessados em participar da organização do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será celebrado junto ao Fórum de Mulheres das Vertentes.


A diretoria enfatizou a importância de dotar essa data de carácter político e de luta.


No decorrer da reunião, foi retirado o nome do servidor Bruno Nascimento Campos para compor o Grupo de Trabalho (GT) de trabalho remoto da casa.


Sobre a discussão do retorno presencial, a diretoria do Sinds-UFSJ se mantém firme em seu posicionamento de que não existem técnicos administrativos suficientes na UFSJ para a retomada, com segurança, das atividades presenciais. Denilson Carvalho, coordenador do Sinds-UFSJ, destacou que os técnicos do curso de Medicina, que está cobrando mais enfaticamente o retorno presencial , estão atuando desde o início da pandemia no diagnóstico de casos de Covid-19.


Além disso, somam-se os servidores afastados e os que ou fazem parte ou convivem com membros do grupo de risco.


Durante a assembleia, membros da base sindical se mostraram incomodados com a forma como o debate sobre o retorno presencial tem sido conduzido na UFSJ, uma vez que tem ocorrido diferentes tipos de assédio e desvalorização do trabalho dos técnicos.


Os últimos dois itens da pauta da assembleia, a discussão sobre a Reforma Administrativa e PEC Emergencial e a escolha de Delegados para Plenária da Fasubra, ficaram para ser discutidos em uma outra assembleia, que vai ocorrer nas próximas semanas. Na ocasião, será tirado o posicionamento da categoria quanto às formas de mobilização que devem ser adotadas contra os ataques do Governo Federal aos servidores e a universidade pública.


Sindicato dos Servidores da UFSJ

Praça Frei Orlando, nº170, Centro

São João del-Rei (MG) 36307-352

Tel (32) 33721047 - (32) 33721047

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco