
Nesta quarta (21), aconteceu a paralisação geral da enfermagem. Na luta pelo piso salarial, a categoria promoveu manifestações em várias partes do país. Em São João del-Rei, a mobilização ocorreu na parte da manhã, com concentração na Praça do Coreto, e percorreu as ruas do centro da cidade, fazendo paradas em frente à Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia e Hospital Nossa Senhora das Mercês.
O ato foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Hospitais, Laboratórios e Consultórios Médicos e Odontológicos de São João del-Rei (Sintras), em parceria com a União Sindical, que é composta por sindicatos de diversas categorias profissionais da cidade, entre eles o Sinds-UFSJ, e outros entidades e movimentos sociais.
Os diversos sindicatos de São João del-Rei demonstraram neste ato todo seu apoio a categoria profissional da Enfermagem, essencial nos cuidados à saúde da população e que foram imprescindíveis durante a pandemia da Covid-19.
Piso Salarial

Com mobilização e pressão sobre o Congresso Nacional, os profissionais da enfermagem conseguiram conquistar uma emenda à Constituição e uma Lei que institui o piso salarial da categoria. No entanto, logo após essa lei ser sancionada, o ministro Roberto Barroso suspendeu a aplicação do piso por 60 dias, após o STF receber uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada por gestores da saúde privada.
Na última sexta (16), a suspensão do piso da enfermagem foi confirmada, após ser votada e acatada pela maioria dos ministros do STF.