
A Fasubra Sindical lançou, na sexta (13), o primeiro Informe de Direção (ID) de 2023. Como não poderia deixar de ser, o foco principal foi a defesa da democracia frente aos ataques terroristas praticados em Brasília (DF), no domingo (8), por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a direção nacional da Fasubra, “o momento é do movimento sindical levantar a bandeira da defesa da democracia e retomar as ruas junto com os movimentos sociais, e setores da sociedade civil organizada que defendem a democracia no país”.
Enquanto isso, a Fasubra mantém a luta pelos direitos dos servidores públicos federais, sendo a recomposição das perdas salariais a principal pauta atualmente.
Em defesa da democracia
Na segunda-feira (9), a Fasubra participou de uma reunião ampliada com outros movimentos sindicais e populares de atuação nacional com o objetivo de discutir iniciativas de vigilância e mobilização social em defesa da democracia e das instituições frente aos atos golpistas e criminosos que depredaram a sede dos três poderes da república em Brasília.
Além de repudiar os ataques, a reunião ampliada retirou alguns encaminhamentos. Entre eles: convocar, conforme definição dos partidos e organizações sindicais e populares do Distrito Federal, nova manifestação em defesa da democracia para o próximo domingo (15), a partir das 9h, a realizar-se em Brasília no Eixão Sul, na altura da Superquadra Sul 108 e construir, em diálogo com lideranças dos três poderes e demais organizações da sociedade civil, um ato de desagravo da sociedade civil brasileira em defesa da democracia e do Estado de direito a realizar-se em Brasília em data a definir.
XXIV CONFASUBRA
A plenária nacional da Fasubra, realizada em dezembro de 2022, definiu a realização do XXIV CONFASUBRA nos dias 17 a 21 de maio, no Espaço de Eventos CICB em Brasília-DF. Considerando a atual conjuntura, onde o Brasil atravessa um desafio para manter a democracia, frente aos ataques da extrema direita, a direção nacional da Fasubra afirma que, através da comissão de organização do congresso, está organizando toda a estrutura para que este CONFASUBRA seja um dos maiores da história da Federação na reabertura da democracia.
Confira o temário do congresso:
● Conjuntura nacional e internacional;
● Alteração estatutária;
● Ataques a categoria: HUs, carreira, aposentados;
● Democracia nas IFE;
● Plano de lutas;
● Eleição da DN e CF.
Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)
A Direção Nacional da FASUBRA orienta as entidades filiadas a participarem da Plenária Nacional do FNDC a ser realizada nos dias 03, 04 e 05 de março em São Paulo. O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação elegerá sua nova coordenação e conselho fiscal, além de debater o novo momento que passa o país com novas condições de luta pela Democratização da Comunicação em nosso país.
A direção nacional da Fasubra reafirma sua orientação para que as entidades filiadas se filiem ao FNDC, bem como busquem cumprir os prazos para participar da plenária. Além disso, comuniquem a Federação da sua inscrição na plenária através do e-mail comunicacao@fasubra.org.br.
Calendário da Fasubra em Janeiro de 2023
16/1: Reunião virtual da DN FASUBRA Pauta: Informes; conjuntura.
19/1: Reunião virtual ampliada da DN com os dirigentes das entidades de Base - Pauta:
Informes, conjuntura e a agenda de mobilizações.
20/1: Reunião Virtual do GT Raça e Etnia.
Confira abaixo o ID completo: