top of page

FILIADOS BENEFICIÁRIOS DO PLANO UNIMED SÃO JOÃO DEL-REI DELIBERAM NOVA CONTRAPROPOSTA DE REAJUSTE



Os filiados do Sinds-UFSJ, beneficiários do plano de saúde Unimed São João del-Rei, participaram de uma reunião online, na tarde desta segunda (3), para dar continuidade às negociações de reajuste do plano.

Os filiados decidiram, em maioria, por enviar uma nova contraproposta de reajuste, de 14% sem aumento da coparticipação, para a Unimed, após a empresa recusar a proposta apresentada anteriormente pelo sindicato, de 12,5%, e manter os 15,5%.

Comissão de negociação do plano

A reunião dos beneficiários do plano de saúde Unimed São João del-Rei do Sinds-UFSJ teve início com o coordenador-geral, Joaquim Rodrigues da Costa, agradecendo o trabalho desenvolvido pela Comissão de Negociação do Plano de Saúde.

Conforme previsto na pauta da reunião, o servidor Ricardo Lima Guimarães realizou uma apresentação detalhando o histórico da negociação do reajuste do plano em 2022 e as atividades realizadas pela comissão, enfatizando a complexidade do processo, as diversas tentativas feitas pelo sindicato e as justificativas e argumentações apresentadas pela Unimed.

Segundo ele, apesar das dificuldades e problemas do plano, ele continua sendo a melhor opção para o sindicato, por se tratar de um plano de faixa etária única e também por não existir em São João del-Rei uma outra operadora de plano de saúde que ofereça as mesmas condições que a Unimed.

Guimarães destacou também que, além de negociar o reajuste e buscar o melhor para os filiados, a comissão também tem como objetivo acompanhar os dados que vão levar a sinistralidade do plano, já que a Unimed justifica a necessidade de um reajuste de 15,5% na mensalidade alegando uma alta sinistralidade. No entanto, os dados fornecidos pela empresa, atualmente, são insuficientes para que o sindicato possa acompanhar essas informações.

Nesse sentido, a equipe técnica da comissão de negociação do plano, composta pelos servidores Ubirajara Cesário e Derek Resende Souza, esteve presencialmente na Unimed para analisar o sistema da empresa e tentar elaborar um acordo com a captação dos dados necessários para que o sindicato possa acompanhar a saúde do plano.

Após o encontro, ficou estabelecido que a Unimed enviará ao sindicato um relatório trimestral das atividades do plano. A ideia da comissão é criar uma planilha, levando em conta as receitas e despesas da Unimed com o plano, e tentar acompanhar o percentual da sinistralidade do plano.

Outro ponto importante das negociações foi a deliberação de inclusão de novos beneficiários no plano, na condição de agregados dos filiados, até o limite de 35 anos. Essa mudança não altera em nada a relação dos dependentes já previstos no plano e tem como objetivo oxigenar o plano, levando a uma redução da sinistralidade a médio e longo prazo.

A Unimed ainda não informou ao Sinds-UFSJ quais serão os critérios para a inclusão desses novos beneficiários, na condição de agregados. Portanto, o sindicato ainda não possui maiores informações sobre esse processo.

Reajuste

Após as explanações dos membros da comissão de negociação do plano, os filiados partiram para a deliberação e decidiram fazer uma nova contraproposta de reajuste, no valor de 14%, sem aumento na coparticipação, contra os 15,5% que estão sendo pedidos pela Unimed.

No entanto, buscando evitar a necessidade de uma nova reunião, os filiados já deliberaram a autorização para que a diretoria possa aceitar o reajuste de 15,5%, caso a Unimed rejeite essa nova contraproposta.

A comissão informou também que já foi solicitado à Unimed que os valores que serão cobrados retroativamente, referentes ao reajuste, possam ser parcelados. Verbalmente, a empresa já expressou a possibilidade de parcelamento em até 3 vezes. No entanto, o sindicato solicitou oficialmente que o parcelamento possa ser feito em até 6 vezes.


bottom of page