GESTÃO “LUTEMOS” APRESENTA RELATÓRIO FINAL DE SEU PERÍODO NA DIREÇÃO DO SINDS-UFSJ



Como parte das atividades do período de transição da Diretoria Executiva do Sindicatos dos Servidores da Universidade Federal de São João del-Rei (Sinds-UFSJ), a gestão “Lutemos” lança, nesta quinta (19), o relatório final de suas atividades a frente do sindicato.


Além do relatório, nas redes sociais, a #RetrospectivaLutemos destacou, em uma série de oito posts, as principais ações da atual diretoria, marcada pela forte atuação política, tanto em questões internas quanto externas à universidade.





Entre as principais conquistas da diretoria que assumiu o Sinds-UFSJ em 2019 estão também a defesa da democracia, uma maior ligação entre o sindicato e outras entidades representativas e movimentos sociais da cidade e região, a participação nos eventos que celebram o Dia Internacional da Mulher e corroboram com a importância da luta feminina, realizados em parceria com o Fórum de Mulheres das Vertentes, e as ações desenvolvidas durante a pandemia da Covid-19 para tentar minimizar os efeitos da mesma nas populações mais vulneráveis.





A campanha “Quem tem fome, tem pressa” foi uma das ações realizadas pelo sindicato nesse sentido e contemplou diversos projetos solidários, por meio de três editais, que atenderam as demandas de famílias carentes tanto de São João del-Rei quanto de Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas.





“Na política institucional, municipal e nacional, todos os dias pelo menos dois coordenadores da Lutemos estavam representando e lutando pelo Trabalhador, pela Educação e Saúde Públicas, por dignidade”, afirmou Isabel Pacheco, coordenadora de Comunicação do Sinds-UFSJ.





Mesmo com a necessidade de isolamento e distanciamento social, medidas necessárias para conter o avanço da Covid-19, o sindicato manteve seu compromisso com as lutas e a discussão de temas de interesse da comunidade interna e externa à UFSJ. Entre 2020 e 2021, o Sinds-UFSJ, em parceria com a ADUFSJ e o DCE, promoveu dezenas de lives que abordaram os mais diversos temas, desde assédio em ambiente institucional e racismo à necessidade de enfrentamento à Reforma Administrativa e seus impactos no serviço e na vida dos servidores públicos.


Confira aqui o relatório completo:

RELATORIO DE GESTÃO SINDS-UFSJ
.pdf
Download PDF • 23.50MB