
Na última sexta (16), a Comissão de combate ao assédio moral formada pelo Sinds-UFSJ reuniu-se com a Reitoria para discutir o problema do assédio moral na instituição, e cobrar providências institucionais para tratar essa questão. A reunião contou com a presença dos membros da Comissão, Adriana Amorim da Silva e Matheus Gomes de Almeida, além dos representantes da diretoria do Sinds, Agostinho João de Souza e Joaquim Rodrigues da Costa; pela Reitoria estiveram presentes a Vice-Reitora Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro, Peter de Matos Campos (GABIN), Ana Cristina Reis Faria (PROEX), Cibele Aparecida de Moraes (ASCOM), Gabriel Antônio Silva Reis Barreto (Assessoria Assuntos Estratégicos), Janice Alessandra de Carvalho (PROAE), José Ricardo Braga ( PROAE), Karla Cristiane Maia Silva (PROGP) e Vítor Domingos dos Santos (PROGP).
A Comissão do Sinds-UFSJ cobrou a discussão da minuta de Resolução que cria uma Comissão de Gestão de Conflitos na UFSJ, proposta construída pela categoria em curso promovido pelo Sinds-UFSJ em 2020. A Reitoria manifestou-se favorável a aproveitar a minuta, assumindo o compromisso de analisá-la e discuti-la com a comunidade universitária ao longo do semestre, visando sua efetiva implantação.
Trabalhos da Comissão

Desde sua criação, a Comissão composta pelos membros Ana Lúcia Schlottfeldt Mendes, Adriana Amorim, Matheus Gomes de Almeida, Ermita de Souza Santos Rodrigues e Ubirajara Cesário, além de representantes da diretoria do Sinds-UFSJ reuniu-se por 5 vezes, visando executar os encaminhamentos da categoria feitos pela assembleia realizada no dia 24/05.
Dentre as iniciativas organizadas, estão o Dia de Combate ao Assédio Moral, evento híbrido que será realizado na próxima terça (27/06), às 10h, presencialmente no auditório do Campus Santo Antônio (CSA) e transmitido via plataforma digital (o link para participação online será encaminhado posteriormente), e que contará com a presença de representantes do Sinds, da Adufsj - Seção Sindical e do DCE. Na ocasião, a advogada do Sinds, Vivian Fagundes falará aos presentes sobre os aspectos jurídicos do assédio moral, buscando conscientizar e instruir os servidores acerca da questão. Além do mais, o sindicato iniciou essa semana uma campanha em suas redes contra o assédio moral, cujo objetivo é construir ações cotidianas para prevenir, instruir e coibir a prática de assédio no âmbito da universidade.