NESTA QUINTA (10), TEM ATO VIRTUAL CONTRA O CORTE DO ORÇAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS



Nesta quinta (10), sindicatos, movimentos sociais, artistas e entidades se unem, em um ato virtual, para protestar contra o corte do orçamento das universidades federais, previsto para 2021. Segundo o Governo Bolsonaro, a verba de custeio das universidades e institutos federais será reduzida de 18% a 20%.


Para as entidades, isso pode inviabilizar a própria permanência das universidades, da pesquisa, da extensão e do ensino no ano que vem. Coordenador do Sindicato dos Técnicos da Universidade Federal de São João del-Rei (Sinds-UFSJ), Denilson Carvalho esclarece que o objetivo do ato virtual é criar uma rede de solidariedade e de lutas.


A mobilização vai contar com o apoio e participação da Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (ADUFSJ - Seção Sindical), do Diretório Central dos Estudantes da UFSJ (DCE/UFSJ), do Sindicato nacional dos Docentes do ensino Superior (ANDES-SN), da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), do Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Lavras (Sind-UFLA), da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Lavras (Adufla – Seção Sindical), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Juiz de Fora (Sintufejuf) e Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Lavras (DCE/UFLA).


Além de representantes destas entidades, estarão presentes para contribuir com as discussões o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Reitor da UFJF, Marcus David; o coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de nível superior (Fasubra), Toninho Alves; o 1º vice-presidente da regional leste do ANDES - Sindicato Nacional, Mário Mariano; e o estudante de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro do DCE/UFMG, coordenador regional na DENEM, Diretoria da UEE-MG e militante do Afronte, Marcus Vinícius Ribeiro Cruz.


Mediado pela secretária de Comunicação do DCE/UFSJ, Letícia Pavan, o ato virtual também contará com quatro apresentações musicais que carregam a mensagem política defendida pelos movimentos. Elas serão interpretadas por Natália Vargas, Luiz Nascimento, Gabriel Resende e Marcos Filho.


Outras pautas


Além da mobilização contra o corte no orçamento universitário, outro ataque do Governo Federal pautado pelo ato e ao qual as entidades se opõem é a aprovação da PEC Emergencial, uma das soluções econômicas apontadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que propõe o corte 25% do salário dos servidores públicos.


Denilson Carvalho destaca que muitos desses servidores estiveram e ainda estão atuando na linha de frente no enfrentamento à Covid-19, seja na área de saúde, pesquisa, segurança pública e outros, e que o Governo Federal, apesar de ter diversas outras opções para lidar com a crise econômica, prefere atacar as camadas não privilegiadas do funcionalismo público.


Pautas internas


O Sinds-UFSJ também chega ao ato do dia 10 com duas importantes pautas internas. A primeira é seu posicionamento contrário ao movimento dos cursos de medicina da UFSJ pela volta das atividades presenciais. O que o sindicato considera um equívoco no contexto atual, tendo em vista o aumento do número de casos de Covid-19 em São João del-Rei e região.


“Está existindo muito assédio e muita pressão para esse retorno”, ressalta Carvalho.


A segunda pauta é o fato da UFSJ continuar em um processo de expansão de suas atividades sem uma política adequada de gestão de pessoas, especificamente, de técnicos. Atualmente, a universidade já tem a segunda pior relação aluno-técnico (RAT) das federais do país e isso tende a piorar, uma vez que estão sendo criados novos programas na casa sem qualquer tipo de planejamento de como lidar com essa questão.


Acompanhe a live pelo YouTube ou Facebook do Sinds-UFSJ.

Sindicato dos Servidores da UFSJ

Praça Frei Orlando, nº170, Centro

São João del-Rei (MG) 36307-352

Tel (32) 33721047 - (32) 33721047

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco