top of page

ORGANIZADORES ADIAM A REALIZAÇÃO DO I FÓRUM DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO CAMPO DAS VERTENTES

Na manhã desta segunda-feira, 16, a organização do I Fórum dos Servidores Públicos do Campo das vertentes, decidiu pelo adiamento da realização do evento para data posterior, ainda a ser definida. A decisão se pautou nas recentes mudanças no cenário nacional e internacional em decorrência da pandemia do COVID-19 (Corona Vírus). Nesse sentido, os organizadores, preocupados com a garantia da incolumidade dos participantes do evento, e ainda, cientes de que o Fórum é destinado a discussão de políticas públicas e da preservação das instituições e serviços públicos do país, não poderia se furtar ao seu compromisso com a preservação da saúde pública, adotando assim, as medidas necessárias, ainda que extremas.


Em todo o Estado de Minas Gerais, ações já vêm sendo tomadas, como a suspensão das aulas na educação básica e instituições de ensino, técnico e superior. Na última sexta,13, também foi publicado um decreto autorizando contratações emergências a rede de saúde pública a partir do próximo dia 18 de março. Foram recomendadas a suspensão dos eventos cujo público seja superior a 100 pessoas, bem como, criadas restrições para visitas em hospitais e instituições prisionais. Para pessoas com suspeita de contaminação, a recomendação é de isolamento domiciliar. O Tribunal de Justiça de Minas editou restrições de acesso ao ambiente forense. Por fim, instituições de ensino Federais estão suspendendo as aulas, inclusive em São João del-Rei já existem grupos dentro das universidades coordenando às ações que serão tomadas por suas respectivas direções. É em consonância com todas essas medidas a nível federal, estadual e municipal, que a organização do Fórum se posicionou pelo adiamento do evento.


Ante todo o exposto, os organizadores do Fórum dos Servidores Público do Campo das Vertentes, vem reafirmar o seu compromisso com a luta pela garantia e manutenção da existência e oferta dos serviços públicos, gratuitos e de qualidade. Ainda que diante da impossibilidade de realização física do evento, nos mobilizaremos nas redes e nas mídias para levantar e defender a bandeira da luta pela valorização do funcionalismo público. Não nos furtaremos ao dever de combater com os mecanismos disponíveis e necessários, a pauta de sucateamento das instituições públicas brasileiras. Nesse momento de crise mundial, fica mais evidente que não podemos deixar que nossos direitos e conquistas no sejam nos retirados. É preciso lembrar, que o Sistema Único de Saúde será o único e verdadeiro responsável e garantidor da saúde pública e do atendimento da população brasileira durante o período que perdurar essa pandemia COVID-19.


O 1° Fórum dos Servidores Públicos do Campo das Vertentes tem como tema “a resistência trabalhadora e as redes de luta” e foi idealizado pelo Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de São João del-Rei - SINDS UFSJ e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SIND-UTE com subsede nesta cidade. A proposta do evento é traçar caminhos e criar redes de interação para debater a crise que assola os movimentos sociais, sindicais, e, de outro modo, buscar saídas para a grave crise social, política e econômica que estamos vivenciando no Brasil. Em breve traçaremos um novo calendário para a realização do evento, e no momento contamos com a compreensão e apoio de todos. Desde já, conclamamos todas as categorias a encamparem a luta nas redes pela sobrevivência dos mecanismos públicos do país, essenciais a nossa sobrevivência.




bottom of page