POPULAÇÃO DE RUA DE SÃO JOÃO DEL-REI RECEBE AUXÍLIO VIA EDITAL SOLIDÁRIO DO SINDS-UFSJ



Um dos 11 projetos contemplados pelo edital solidário do Sinds-UFSJ foi o "Apoio à população em situação de rua em tempos de pandemia da Covid-19". A iniciativa, que é encabeçada pelo técnico em administração André Felipe Morcatti dos Santos, é vinculada ao Grupo de Trabalho Rua (GT-Rua), composto por membros da Pastoral do Povo de Rua (Igreja), do projeto de extensão Consultório de Rua da UFSJ, e estudantes de Psicologia e Medicina da UFSJ e de outras instituições.

Membro do GT-Rua, André explica que o principal objetivo do projeto é adquirir e distribuir kits de higiene e cestas básicas à população em situação de rua de São João del-Rei e a famílias carentes em estado de vulnerabilidade.

“Essa população, em tempos normais, já sofre com a falta de assistência do Poder Público, e em tempos de pandemia, essa situação se agravou muito”, destaca o servidor.

Ele revela que o foco do grupo, inicialmente, foi cobrar ações específicas da Administração Municipal voltadas para a população em situação de rua e, dada as dificuldades encontradas durante esse processo, foi preciso pensar novas formas de se articular e promover uma ajuda efetiva as famílias.

“São mais de 25 famílias beneficiadas atualmente. Os recursos são escassos, mas a vontade de ajudar e o empenho do grupo são a força motriz desse trabalho”, conclui André.