top of page

SINDS EM ASSEMBLEIA APROVA MOÇÃO DE APOIO A FUNCIONÁRIOS DA BRITÂNICA ADM. E TERCEIRIZAÇÃO EIRIELI


O Sinds-UFSJ é uma entidade sindical que tem como princípio a defesa dos interesses dos trabalhadores em geral. O sindicato entende que a terceirização é um modelo falho de prestação de serviços e uma forma de precarização do trabalho.


Neste contexto, o sindicato presta apoio aos funcionários dos trabalhadores terceirizados da Britânica Adm. e Terceirização Eirieli, empresa que rompeu o contrato com a UFSJ no mês de agosto de 2023, sem oferecer demais explicações a seus funcionários e à instituição.


Assim, o Sinds propõe que todas as medidas tomadas para a substituição da empresa sejam comunicadas previamente aos funcionários da mesma e que busquem satisfazer os interesses do trabalhador e da universidade.


Confira na íntegra a moção de apoio do Sinds-UFSJ:


MOÇÃO DE APOIO


AOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA BRITÂNICA ADM. E TERCEIRIZAÇÃO EIRIELI, QUE PRESTAM SERVIÇO NA UFSJ


Em reunião dos filiados ao SINDS UFSJ, realizada no dia nacional de lutas em defesa do PCCTAE, foi discutido a situação dos servidores terceirizados da empresa Britânica Adm. e Terceirização Eirieli, que comunicou unilateralmente o encerramento de suas atividades e o rompimento do contrato de prestação de serviços que ela tinha com a UFSJ.


O SINDS-UFSJ convidou o responsável pela empresa na UFSJ, Sr. José Renato, que na ocasião informou que ele e demais funcionários foram surpreendidos com o comunicado da referida empresa. Disse que prontamente a PROGP, através do Pró-Reitor Lucas e a PPLAN, através do Pró- Reitor Renato tomaram as providencias necessárias para que os funcionários não ficassem sem o recebimento de seus salários, que foram efetuados pela UFSJ.


Mais uma vez, esta forma de trabalho, que se disseminou de maneira usual nas estruturas organizacionais e principalmente no serviço público, mostrou perniciosa, pois são contratos por licitações que levam em conta apenas o menor custo e não a capacidade da empresa em desempenhar um trabalho eficiente dentro da instituição. Estas empresas que visam apenas lucros, não se profissionalizam e assumem contratos que não tem condições de cumprir.


O SINDS-UFSJ tem como um de seus princípios estatutários, descritos no Art. 2°, inciso III- “combatividade e defesa dos interesses históricos e imediatos da categoria e dos trabalhadores em geral;” e o combate à terceirização é uma destas lutas.



Uma das consequências nefastas desta modalidade de trabalho é a falta de profissionalismo e de capacidade gerencial de muitas destas empresas, que muitas vezes recai sobre seu funcionário, parte fragilizada desta engrenagem capitalista.


O SINDS-UFSJ saúda a gestão da UFSJ pelas medidas que minimizaram as perdas destes trabalhadores, mas enfatiza que a Universidade deve continuar a luta para que todas as contratações sejam feitas por concursos públicos e que esta modalidade de trabalho que prioriza somente o lucro do patrão em detrimento ao trabalhador, seja abolida.


E na oportunidade o SINDS-UFSJ propõe que as medidas que visam à substituição da empresa, sejam comunicadas previamente a todos os funcionários e que as opções sempre sejam as que melhores satisfaçam a UFSJ e o trabalhador, na constante busca de um clima organizacional de respeito a essas pessoas, nossos colegas, as quais contribuem juntamente com a categoria de servidores Tec. Administrativos e docentes, no intuito de que a UFSJ continue a desempenhar sua missão, que é uma educação democrática e inclusiva.


São João Del Rei, 01 de setembro de 2023



MOÇAO_DE_APOIO_AoS_FUNCIONÁRIOS_TERCEIRIZADOS_A_FIRMA_BRITHANICA[1] (2)
.pdf
Download PDF • 176KB




bottom of page