
Em assembleia realizada na tarde desta segunda (30), os filiados do Sinds-UFSJ votaram, por unanimidade, a adesão à Paralisação Nacional da Educação Federal convocada pela Fasubra, Fonasefe e Andes-SN, para os dias 7 e 8 de novembro.
A paralisação tem como objetivo cobrar do Governo Federal respostas para as reivindicações dos TAE’s e docentes da Rede Federal de Educação, como recomposição salarial, reestruturação de carreira, valorização profissional e outros.
Os técnicos-administrativos também concordaram em utilizar os dias da paralisação para realizar sabatinas com as chapas inscritas na pesquisa informal para reitoria da UFSJ (2024-2028). As informações sobre as sabatinas serão divulgadas pelo Sinds-UFSJ assim que possível.
Avaliação de conjuntura
A assembleia do Sinds-UFSJ contou com a participação da coordenadora-geral da Fasubra, Cristina del Papa, e do diretor suplente da federação e coordenador-geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, para análise da conjuntura.
A coordenadora-geral da Fasubra relembrou o andamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente e das mesas setoriais, que estão tratando, especificamente, da carreira dos TAE´s.
A próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) está marcada para acontecer no dia 16 de novembro, às 14h30, em Brasília.
GT Raça e Etnia
Outro item aprovado na assembleia foi a criação do GT Raça e Etnia. A demanda surgiu da Reunião Virtual com a Coordenação de Raça e Etnia da Fasubra Sindical. A servidora Erica Aparecida de Sá, que participou do encontro, deu seu relato. Segundo ela, a proposta da Fasubra era pela realização de um encontro virtual de Raça e Etnia, a ser realizado pontualmente no mês de novembro.
Os membros da base levantaram como demanda a realização de um encontro presencial, mas não foram atendidos. Os argumentos da Fasubra seriam: falta de verba e outras demandas. Para a servidora Erica, não houve espaço para diálogo e a impressão geral é que as demandas relacionadas à Raça e Etnia são sempre colocadas como secundárias.
Além disso, foi discutido e aprovado a criação do GT Avaliação e Proposições - Avaliação de desempenho e PGD.
Informes
Durante a assembleia, a Diretoria Executiva do Sinds-UFSJ repassou para a base os seguintes informes:
1- O Sinds-UFSJ está com uma vaga disponível para representante do sindicato na Comissão Permanente de Gestão e Acompanhamento das Modalidades de Jornadas de Trabalho (COGAM) dos Servidores Técnico-administrativos em Educação no âmbito da Universidade Federal de São João del-Rei.
Os interessados podem se manifestar por e-mail (sinds-ufsj@ufsj.edu.br) e o sindicato espera definir um representante e um suplente.
2- A partir da próxima segunda (6), o Sinds-UFSJ irá verificar o número de camisas da campanha contra o assédio moral disponíveis na secretaria e distribuir proporcionalmente pela sede e campi avançados.