
Na última semana, a Fasubra Sindical orientou as entidades de base a aderirem ao Dia Nacional de Lutas, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 10 de Agosto. De acordo com a federação, o objetivo da data é construir coletivamente uma série de mobilizações que pressionem o Governo Federal por salários e investimentos na carreira. Além das negociações com a categoria, o Dia de Lutas também visa ser uma manifestação contra o arcabouço fiscal e discutir demais temas relevantes para o serviço público.
Seguindo as orientações da Fasubra, na última segunda-feira, dia 07 de agosto, o Sinds-UFSJ convocou uma Assembleia Geral Extraordinária a fim de discutir a participação da entidade na paralisação. A reunião foi realizada de forma híbrida, via a plataforma Google Meet e também no Anfiteatro do Campus Santo Antônio.
Antes da deliberação que iria decidir a adesão do sindicato ao Dia de Lutas, a diretoria do Sinds-UFSJ, juntamente com os servidores presentes, realizaram uma análise da conjuntura atual, na qual foi citada a necessidade de pressionar o governo para a aprovação de pautas populares; assim como apoiar o mesmo contra o avanço da agenda liberal e de extrema-direita.
Além disso, o Coordenador-Geral do sindicato, Joaquim Rodrigues da Costa, ainda informou que a entidade está apoiando o envio de uma caravana, saindo do Campo das Vertentes, para a Marcha das Margaridas, que acontecerá em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto.
Deliberação sobre o Dia Nacional de Lutas
Dando continuidade à assembleia, os servidores presentes deram início às discussões sobre a adesão do Sinds-UFSJ ao Dia Nacional de Lutas. Um por um, os sindicalizados que quiseram contribuir para a discussão falaram suas impressões sobre a paralisação.
Durante as considerações, os filiados discutiram os impactos da paralisação, assim como o poder simbólico da data para demonstrar a insatisfação dos servidores públicos com o cenário atual da categoria. Foi abordada ainda a necessidade de uma mobilização neste dia, com atividades que destacam a luta dos trabalhadores.
Ao fim das discussões, foi realizada uma votação para que se chegasse a uma decisão sobre este assunto. Assim, por 31 votos a favor e quatro contrários, ficou decidido que o Sinds-UFSJ irá seguir a recomendação da Fasubra e realizar uma paralisação no dia 10 de Agosto. Quatro outros filiados optaram por se abster da votação.
Com a adesão ao Dia Nacional de Lutas, a coordenadoria do sindicato anunciou que será discutida a realização de alguma atividade nesta data.
Confira o ofício enviado á Reitoria da Universidade Federal de São João Del-Rei informando a paralisação: