
Às 14h30 da última terça-feira (27) as três entidades representativas dos segmentos da UFSJ - Sinds-UFSJ, ADUFSJ e DCE - se reuniram de forma online para a discussão e deliberação das "Normas para realização da Pesquisa nos segmentos, para levantar opiniões sobre candidatos a Reitor da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ".
O encontro buscava debater as propostas apresentadas pelas três entidades para a eleição de uma nova reitoria e elaborar um documento final para a realização da pesquisa que acontecerá ainda no ano de 2023.
A reunião contou com a mediação de Tatiane Godoy, filiada da ADUFSJ, propôs que as entidades tivessem momentos para argumentar em defesa dos pontos que incluíram no documento, sugestão aceita pelos presentes. Os pontos divergentes do documento começaram a ser debatidos item a item, com contribuições por parte dos presentes.
Um dos pontos discutidos foi a realização de sabatinas e debates entre os candidatos durante o período de pré votação. Durante a assembleia ficou decidido que a possibilidade de sabatinas seriam descartadas e os debates mantidos. Foi estabelecido ainda que estes serão realizados nas cidades de São João del-Rei, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas, totalizando quatro debates no mínimo.
Outro ponto levantado durante a reunião foi o formato, visto que as entidades abriram a possibilidade dela ser realizada também de forma presencial e eletrônica. Quanto a isso, ficou decidido que o Comitê Executivo irá definir o formato, que constará no edital da pesquisa.
Após a discussão de todos os itens divergentes, as três entidades chegaram a uma versão final da minuta que define as normas para a realização da pesquisa. A partir deste documento o edital será elaborado, e posteriormente divulgado a toda a comunidade acadêmica.
Confira a versão final do documento com as normas da pesquisa para reitor(a) na UFSJ: