top of page

SINDS-UFSJ DISCUTE REAJUSTE DO PLANO DE SAÚDE DA UNIMED SÃO JOÃO DEL REI




Na última quarta (29), o Sinds-UFSJ, com a participação dos coordenadores Joaquim Costa e Agostinho Souza e com o apoio do associado Adriano Dantas, se reuniu com os filiados beneficiários do plano 0313 da Unimed São João del-Rei para discutir o reajuste do mesmo em 2022.


O Coordenador Geral do SINDS-UFSJ, Joaquim iniciou os trabalhos relatando aos filiados a cronologia dos contatos entre o Sinds-UFSJ e a empresa.


No dia 10 de maio, a Diretoria do Sindicato, representada por Joaquim, Elisa e Agostinho, cobrou da Unimed os relatórios trimestrais do contrato em questão. A resposta da empresa foi que seu sistema estava passando por atualizações e por isso tais relatórios não estavam disponíveis.


Quanto ao relatório de sinistralidade entre maio de 2021 e abril de 2022 foi de 103.82%. Sendo assim, o reajuste indicado pela empresa seria de 60,87%. Ressaltando a falta de reajuste salarial dos servidores e diversos outros fatores, a diretoria do Sinds-UFSJ enviou como contraproposta um reajuste de 3,82% nas mensalidades e co-participações.


A resposta da empresa foi de que com esse reajuste o contrato ficaria deficitário e o reajuste mínimo teria que ser de 15,50%, sendo que, respeitando o período de negociação, a cobrança retroativa do reajuste será realizada no próximo mês.


Deliberação


Após discussões, os sindicalizados deliberaram pela realização de uma pesquisa de satisfação entre os membros do contrato com o plano, que poderá ser utilizada para embasar as negociações do reajuste.


O Coordenador Joaquim propôs a criação de uma comissão permanente para elaborar a pesquisa e também para acompanhamento permanente do plano de saúde, mas nenhum dos filiados presentes se apresentou.


Quanto ao índice de reajuste, os filiados decidiram por enviar uma contraproposta com índice de 5%, uma vez que o percentual de 15,50% indicados pela empresa estão fora da realidade dos servidores.


Além disso, os servidores apontaram também que no ano passado, como uma sinistralidade maior, o reajuste foi de 12,5%, um índice menor do que o que está sendo proposto para 2022.


A depender da resposta da empresa a essa contraposta, a diretoria do Sinds-UFSJ realizará uma nova reunião com os filiados para discutir o assunto, convidando representantes da Unimed a participar.


bottom of page