top of page

SINDS-UFSJ LANÇA NOVO EDITAL PARA FINANCIAR AÇÕES SOLIDÁRIAS COM FOCO EM SEGURANÇA ALIMENTAR




O Sinds-UFSJ lança nesta quinta (23) um novo edital para contemplar projetos solidários durante a pandemia da Covid-19, agora com foco em segurança alimentar. A iniciativa é coordenada pelo Comitê Temporário de Gestão de Crise, instituído em abril deste ano para

tratar das questões relacionadas à pandemia do novo coronavírus.

O Edital vai distribuir auxílios de R$ 400, por um período de três meses, para até oito projetos solidários lotados em São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas, Ouro Branco e cidades vizinhas.

Critérios

Para serem contemplados com o benefício, os projetos submetidos ao edital devem visar ações de segurança alimentar para atender grupos sociais em vulnerabilidade social causada pela crise do coronavírus e contar com a participação de pelo menos um servidor da UFSJ sindicalizado ao Sinds-UFSJ.

As ações de solidariedade já contempladas pelo primeiro edital do Sinds-USJ terão prioridade na seleção, conforme explicitado no edital.


Para conferir todas as regras, acesse o Edital 02/2020 Sinds- UFSJ.

Para submeter seu projeto ao novo edital do Sinds-UFSJ, acesse a ficha de inscrição.



Fundo de solidariedade Os recursos que serão disponibilizados pelo edital são provenientes do fundo de auxílio emergencial, criado a partir da doação de 0,5% dos salários dos sindicalizados que aceitaram contribuir com a ação, durante três meses.


As doações continuam abertas e os sindicatos que quiserem aderir à campanha devem enviar um email autorizando o desconto para o Sinds-UFSJ. Quanto mais servidores contribuírem com o fundo, mais pessoas em situação de vulnerabilidade serão amparadas.


Homenagem ao Betinho


Esta segunda etapa da ação de solidariedade do Sinds-UFSJ homenageia o mineiro Herbert de Souza, o Betinho, ícone da luta contra a fome no Brasil. Graduado em Sociologia pela UFMG, assessorou o MEC do governo João Goulart e defendeu as reformas de base, principalmente a agrária.

Obrigado a exilar-se no Chile durante a Ditadura Militar, foi imortalizado como "o irmão do Henfil" na canção "O Bêbado e a Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, gravada por Elis Regina. De volta ao Brasil, após a Anistia, fundou o Ibase e continuou sua luta pelas causas populares.

Betinho ficou internacionalmente conhecido pela sua atuação na luta contra a fome no Brasil, a partir da organização não governamental Ação de Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Hemofílico, acabou contraindo o vírus HIV nos anos 1980 e morreu em 1997, já bastante debilitado.

bottom of page