top of page

SINDS-UFSJ PARTICIPA DO ENCONTRO DOS APOSENTADOS EM BRASÍLIA


Entre os dias 15 e 17 de setembro, a FASUBRA Sindical promoveu a décima edição do Encontro Nacional dos Aposentados (as), Aposentados (as) e Pensionistas. O evento aconteceu no Auditório ADUNB em Brasília, e contou com a presença de entidades sindicais de todo o país.

O Sinds-UFSJ marcou presença no encontro, sendo representado pelos servidores aposentados Jorge Fernando Ferreira e Jair Alves Lima. Os dois filiados chegaram na capital brasileira no início da manhã do dia 15 e acompanharam de perto as reuniões do evento.

Para a abertura, o encontro contou com uma apresentação do coral de aposentados da UNB e a execução do Hino Nacional. Logo em seguida, foi dado início às mesas, nas quais estavam presentes diversos representantes da luta sindical.

O destaque do primeiro dia foi a palestra de Alexandre da Silva, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, pasta vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos, que abordou o racismo e o etarismo que atinge pessoas idosas no Brasil.

De acordo com Jorge e Jair, a fala de Alexandre ressaltou o quão pouco compreendido são os idosos que exercem seus direitos, seja no atendimento preferencial ou em atividades de recreação, e deu ênfase em como idosos negros sofrem tais discriminações de forma mais intensa.

Ainda na sexta-feira, houve uma mesa com o tema “Mulheres: o direito de envelhecer com liberdade, autonomia e direitos sociais”, que encerrou o primeiro dia de encontro.

No sábado, dia 16 de setembro, os aposentados voltaram a se reunir no auditório para debater novos temas. Os servidores Jorge e Jair observaram que as discussões foram mais acaloradas e polêmicas neste segundo dia de encontro.

O maior alvo de polêmica foi a mesa “Carreira e Relações de Trabalho”, que contou com a participação de Marcelo Rosa – Coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da FASUBRA; Cláudia Lóssio – representante da Coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da FASUBRA e Dr. Cláudio Santos – Jurídico da FASUBRA.

Segundo Jorge, a fala de Cláudia Lóssio, em especial, desagradou presentes, visto que ela defendia uma gratificação para ativos e aposentados, em vez de aumento no vencimento básico.

O último dia da décima edição do encontro focou em falar sobre a vida pós-aposentadoria, com a participação do jornalista Laurence Noleto Alves e da professora de Educação Física, Marina Grassi. Temas como felicidade, saúde física e mental, qualidade de vida e a importância de exercícios físicos foram discutidos de forma mais leve e bem humorada.

Ao final do encontro, ficou estabelecido que os servidores aposentados levarão para a Plenária da FASUBRA 18 pontos de extrema importância para a categoria, dentre eles a “Recomposição Salarial para Ativos e Aposentados” e a “Defasagem do Auxílio Saúde”.


Além disso, a categoria ainda reforçou a exigência de que em nenhuma hipótese os Aposentados e Aposentadas deverão ser excluídos ou sofrer qualquer tipo de discriminação ou perda em relação aos trabalhadores da ativa. Dessa forma, os aposentados se manifestam contrários á gratificações produtivistas e outras medidas que provoquem divisões e ou discriminação entre os servidores TAEs


As demais propostas estabelecidas durante a décima edição do Encontro Nacional dos Aposentados podem ser conferidas no site da FASUBRA: https://fasubra.org.br/geral/finalizacao-do-x-encontro-de-aposentadosas-aposentandosas-e-pensionistas/








bottom of page