top of page

SINDS UFSJ promove espetáculo "PARA NÃO MORRER", em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Atualizado: 11 de mar. de 2019


O SINDS UFSJ em parceria com a ADUFSJ promove na próxima semana, nos dias 14 e 15 de março, às 19h, o espetáculo ‘ Para não Morrer’, no Teatro Municipal de São João del-Rei. O monólogo é baseado na obra feminista “Mulheres”, de Eduardo Galeano. O evento faz parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.


‘PARA NÃO MORRER’ apresenta mulheres célebres ou anônimas que transformaram o meio e as pessoas com as quais conviveram. Nena Inoue sentada em uma poltrona rememora os grandes feitos de perseverança contra a opressão, apropria da palavra e, dessa forma, dá voz a muitas outras. Diferentes lugares, vidas e momentos históricos se mesclam e são apresentados com urgência de serem ditos e com coragem de narrar.


A apresentação recupera a biografia de várias personagens históricas da obra ‘Mulheres” do uruguaio Eduardo Galeano. É uma homenagem às mulheres, em especial, da América Latina. Uma forma de dar voz às lutas de todas as que não são vistas nem lembradas: negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós, filhas de diferentes épocas e lugares que foram violentadas, mutiladas, torturadas, assassinadas, esquecidas.


O espetáculo recebeu indicação ao Prêmio Troféu Gralha Azul nas categorias Atriz, Espetáculo, Direção, Cenário, Figurino e recebeu o Prêmio de Melhor Atriz de 2017 do Governo do Estado do Paraná. A entrada é gratuita e é sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível. Sindicalizadas e sindicalizados ao SINDS-UFSJ devem retirar os ingressos na secretaria do SINDS-UFSJ. Para demais interessados, os ingressos serão distribuídos pelos grupos parceiros: Dandara, Carcará, SindUTE, Chicas, Frente Brasil Popular, UFSJ pela Democracia, ADUFSJ, Levante Popular da Juventude e Meninas de Nhá.


Sobre Nena Ioue

Nascida em Córdoba (Argentina) e desde os nove anos no Brasil, Nena Inoue é artista gestora, produtora, diretora teatral e atriz formada em 1978 pelo Curso Permanente de

Teatro do Centro Cultural Teatro Guaíra. Completando 40 anos de carreira, contabiliza mais

de 60 espetáculos profissionais e atua ainda como Coordenadora do Espaço Cênico desde1997. Esteve na mesma função por nove anos (2000 a 2009) ao lado de Luís Melo no ACT -Ateliê de Criação Teatral, espaço que realizou e abrigou distintos trabalhos de carátermultiárea. Foi também Diretora Artística do Centro Cultural Teatro Guaíra (2003 a 2006);produtora da Sutil Companhia de Teatro (2008 a 2010) e, desde 2009, tem sua produçãoartística voltada às temáticas de caráter histórico-político-social.


Serviço

Evento: Espetáculo para não morrer

Dias 14 e 15 de Março de 2019, às 19h

Local: Teatro Municipal de São João del-Rei

Duração: 1h

Classificação: 14 anos


Os ingressos para os sindicalizados serão distribuídos nos dias 11, 12 e 13.

CSA: Secretaria do SINDS- UFSJ/CSA CDB: Gustavo Almeida, na Biblioteca do CDB, 3º andar, sala 17C CTAN: Denílson Ronan, Coordenadoria do PROFIAT/ PPGAC Teatro, Sala 1.05, ao lado do Cantina.  

Distribuição de ingressos ao público externo: SINDS UFSJ e grupos parceiros.

Gratuito, sendo sugerida a doação de 1kg de alimento não perecível.



Publicada em 08/03/2019

Assessoria de Comunicação SINDS-UFSJ

bottom of page