banner-01.png

I Fórum dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Campo das Vertentes

 

O 1° Fórum dos Servidores Públicos do Campo das Vertentes acontece entre os dias 21 e 22 de março no Campus Dom Bosco da UFSJ e tem como tema “a resistência trabalhadora e as redes de luta” .O evento foi idealizado pelo Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de São João del-Rei - SINDS UFSJ e o Sindicato dos Servidores da Educação em Minas Gerais – SIND-UTE com subsede nesta cidade.

A proposta do evento é traçar caminhos e criar redes de interação para debater a crise que assola os movimentos sociais, sindicais, e, de outro modo, buscar saídas para a grave crise social, política e econômica que estamos vivenciando no Brasil. Além disso, o evento tem a intenção de aproximar os sindicatos das três esferas do serviço público, uma vez que, apesar de possuírem pautas de lutas distintas, são igualmente criminalizados e atacados pelos governantes e pela opinião pública. Nesse sentido, o Fórum visa ser um espaço de reflexão da prática sindical, que possa entender as falhas do movimento e buscar possibilidades de construção conjunta de um novo modelo de sindicalismo.

O evento voltado para os servidores públicos do campo das vertentes tem por inspiração a iniciativa do Fórum dos Servidores Públicos de Juiz de Fora, que tem atuado de modo bastante interessante na região. Soma-se a isso, a necessidade que quebrarmos o atual paradigma dos movimentos sindicais, que em resumo, se verifica pela permanência de nas bolhas de ação das bases territoriais de cada entidade, limitando o leque de atuação e tornando míope a visão sindical.

O desafio deste primeiro Fórum é se firmar como pontapé inicial de um movimento atuante e inovador do Campo das vertentes, e que, acima de tudo, consiga agregar os servidores públicos, militantes sociais e sindicais, e a população em geral, com o objetivo de lutar pela existência dos serviços públicos, gratuitos e de qualidade. É de se concluir que isso só será possível, se o funcionalismo público passar a se firmar como uma rede de trabalhadores, que tenham suas carreiras valorizadas e respeitadas. E preciso deixar claro que tal premissa não será atingida, enquanto o funcionalismo continuar sendo vítima dos ataques constantes e o do crescente sucateamento das carreiras.

 Informações Gerais

É por tudo isso que te convidamos a participar conosco dessa intensa programação. Visando propiciar o efetivo engajamento e inserção dos participantes, em especial, às mulheres mães, para que possam atuar ativamente nas atividades, a organização do Fórum, disponibilizará uma estrutura de apoio com um espaço de recreação para as crianças. Para isso, basta informar a necessidade e os dados do menor no ato da inscrição.  Quanto a alimentação, serão servidas todas as refeições no local. O Sindicato dos Metalúrgicos de São João del-Rei estará disponibilizando também, alojamento para os participantes de outras localidades, que deverão pleitear a vaga com antecedência, no ato da inscrição, já que estas serão limitadas. No sábado, acontecerá uma a confraternização de encerramento dos trabalhos do dia, na sede do Social Futebol Clube, no bairro Matosinhos.

Para obter mais informações, os participantes poderão encaminhar e-mail para o endereço forumservidoresvertentes@gmail.com, ou acessara a página do facebook www.facebook.com/forumdasvertentes.