top of page

FILIADOS DO SINDS-UFSJ PARTICIPAM DA MARCHA DA DEMOCRACIA NOS 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL



Nesta segunda (1), o Sinds-UFSJ participou, com uma delegação de 5 filiados, da Marcha da Democracia, evento que marcou os 60 anos do golpe militar no Brasil. A delegação do Sinds-UFSJ integrou o ônibus organizado pelas associações civis, estudantis e sindicais de São João del-Rei e Barbacena.


A Marcha da Democracia saiu do Rio de Janeiro em direção à Juiz de Fora, fazendo o caminho inverso ao que os militares traçaram para instauração da ditadura militar. Uma das paradas da Marcha da Democracia foi um encontro simbólico sobre a ponte que liga o Rio de Janeiro à Minas Gerais. Em 1964, o general Olympio Mourão recebeu a informação de que poderia haver resistência das tropas do Rio de Janeiro e encheu de dinamite a ponte sobre o Rio Paraibuna.


O encerramento da Marcha da Democracia ocorreu na Praça Antônio Carlos , em Juiz de Fora, e contou com a participação de diversas lideranças políticas, sindicais, movimentos sociais e familiares das vítimas da Ditadura Militar, entre eles o filho do ex-presidente João Goulart, João Vicente Goulart. 


Confira as imagens da delegação do Sinds-UFSJ na Marcha da Democracia ao lado de figuras como o assessor parlamentar Sálvio Humberto Penna, um dos presos políticos da ditadura de 1964, o assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Nilmário Miranda e do participante da guerrilha urbana contra a ditadura militar brasileira, Manoel Cyrillo de Oliveira Netto. 




Ditadura nunca mais! Democracia para sempre!



bottom of page