top of page

ASSEMBLEIA DO SINDS-UFSJ DECIDIRÁ SOBRE AUXÍLIO FINANCEIRO AOS TRABALHADORES DA VIAÇÃO PRESIDENTE

Atualizado: 15 de set. de 2020


A próxima assembleia do Sinds-UFSJ, na próxima quinta (10), às 9h, traz em sua pauta a situação dos trabalhadores da Viação Presidente, empresa que opera o serviço de ônibus em São João del-Rei, para deliberar sobre um pedido de auxílio financeiro a esses trabalhadores.

Desde março, com o início da pandemia da Covid-19, os 272 trabalhadores da empresa acumulam salários e benefícios atrasados. Os 210 que tiveram o contrato de trabalho suspenso temporariamente não receberam os 30% que ficaram a cargo da empresa.

E a situação dos que continuaram trabalhando é ainda mais grave, porque não recebem seus salários na totalidade. A Presidente, por sua vez, não oferece perspectiva de resolver o impasse.

Há mães ameaçadas de despejo porque não consegue pagar aluguel, há pais ameaçados de prisão porque não pagaram pensão alimentícia. As dificuldades são várias. E as necessidades também.

Por isso, os trabalhadores rodoviários estão recorrendo à solidariedade de classe.

O Sind-UTE vêm ajudando com apoio jurídico e o Sind-Metal vêm organizando campanhas de doações de cestas básicas e quitação de contas de energia.

SERVIÇOS DE MÁ QUALIDADE


O drama dos trabalhadores da Viação Presidente é parte de um problema que impacta na vida de todos os que necessitam de um transporte público de qualidade em São João del-Rei.

Mesmo com a licitação vencida desde 2017, a Presidente continua sendo a única empresa autorizada pela administração municipal a operar o serviço de transporte rodoviário na cidade.

OUTRAS PAUTAS

Além da deliberação sobre o auxílio financeiro aos trabalhadores da Viação Presidente, a assembleia também tem como pautas:

- Contextualização do trabalho remoto emergencial na UFSJ

- Programação de férias nas unidades acadêmicas e a Ordem de Serviço N 062/2014

- Deliberação sobre representatividade nos órgãos colegiados

- Proposta de Reforma Administrativa encaminhada ao Congresso Nacional

Acompanhe a assembleia pelo link do Google Meet.

bottom of page