top of page

COMUNICADO AOS TÉCNICOS DA UFSJ

​Aos servidores Técnicos-Administrativos da UFSJ


Nesse cenário de crise da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o SINDS-UFSJ vem informar a todos os segmentos que compõe a comunidade universitária que, após a publicação da portaria que determinava a suspensão das atividades acadêmicas, nós do SINDS entramos em contato com a Reitoria com o objetivo de tentar garantir a segurança dos servidores técnicos-administrativos e colaboradores.


Na tarde de terça-feira (17/03) a UFSJ emitiu outra portaria definindo os critérios para o enfrentamento do novo coronavírus, no qual contemplava a liberação de atividades presenciais para uma parte dos servidores, conforme previsto na IN 21/2020 do Ministério da Economia, e a elaboração de planos de trabalho para os demais. A medida deixou muitas lacunas e dúvidas entre os servidores, inclusive por não terem contato direto com as chefias para elaboração dos planos de trabalhos solicitados na Portaria, como forma de reorganização das atividades institucionais.


Assim, na tarde de ontem a direção do SINDS novamente acionou a Reitoria. Em reunião da Reitoria com a PROPE e PROEN, ficou estabelecida a suspensão das atividades presenciais de servidores de departamentos e coordenações de curso de graduação e pós-graduação até que sejam elaborados planos de trabalho individuais para tais servidores.


Ainda hoje, continuamos a receber demandas de servidores que apontam a insuficiência das normas estabelecidas até então. Ainda há muitas dúvidas em relação aos procedimentos de confecção dos planos de trabalho, que não estão priorizando o trabalho remoto como regra e adotando revezamento em trabalhos presenciais considerados por eles como não essenciais.


Para otimizar a resolução desta questão o Sinds abre um e-mail específico - ouvidoriasinds@gmail.com - para o recebimento de casos que ainda não foram devidamente contemplados com a portaria, e reportarmos esses casos junto à Reitoria em busca de soluções. Assim, orientamos aos técnicos-administrativos que enviem e-mail para ouvidoriasinds@gmail.com, citando as seguintes informações: se continuam a exercer suas atividades presenciais normalmente, nome do Setor e nome da chefia.


Informamos ainda que estamos solicitando ainda hoje à Reitoria, baseado nas práticas de outras Universidades, como a UFSC, a suspensão de todas as atividades presenciais administrativas por 7 dias, mantendo somente as estritamente essenciais, no intuito de que a instituição possa se adequar melhor à nova realidade, sem que ninguém fique prejudicado.


Ressaltamos que administração tem buscado atender às nossas solicitações, mesmo que o entendimento, no momento, seja distinto.




O SINDS-UFSJ se mantém atento e à disposição dos servidores.


Sindicato dos Servidores da UFSJ

bottom of page