top of page

EDITAL SOLIDÁRIO AMPARA LAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONSELHEIRO LAFAIETE



A situação ímpar gerada pela pandemia da Covid-19 acabou deixando inúmeras pessoas desempregadas ou com a renda familiar reduzida. Em virtude desta situação, os pedidos de doações de alimentos, roupas, calçados, materiais de limpeza e outros aumentaram. Essa realidade pôde ser observada não só nas instituições que já funcionavam com o auxílio de doações, como também em pedidos de pessoas que acabaram ficando sem renda devido a pandemia.


“Levando em conta este cenário incerto e apreensivo, vislumbrei na proposta de Ação Solidária do Sinds-UFSJ uma oportunidade de auxiliar algumas pessoas em situação de vulnerabilidade social”, conta a assistente em Administração do campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ), Rafaela Naiara Azevedo.


Inscrito e contemplado nos dois editais solidários do Sinds, o projeto CAP Solidário tem como objetivo auxiliar no funcionamento e na segurança alimentar do Lar do Menor Amparado (Larmena). A instituição de assistência social, sem fins lucrativos, trabalha desde 1967 acolhendo crianças e adolescentes do sexo masculino, de 7 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade, no município de Conselheiro Lafaiete.


“Conheço o trabalho da instituição há muito tempo e sei da dificuldade para conseguir doações e apoio financeiro para seu funcionamento. Mesmo antes da pandemia, sempre via anúncios de pedidos de doações e, sempre que podia, contribuía. Com a crise financeira provocada pela pandemia, as doações que a comunidade e empresas faziam diminuíram muito e fiquei sabendo que a instituição estava com dificuldades para se manter”, conta Rafaela.


No mês de agosto, o Larmena estava necessitando de estoque de carne para alimentação dos jovens. Por isso, com a primeira parcela do 2º edital solidário, foram adquiridos 22 kg do produto para o local.


Recepção calorosa


A instituição recebeu a ajuda da forma mais calorosa possível. Coordenadora do Larmena, a administradora Cinara Alves afirma que o projeto "CAP Solidário" chegou no momento em que eles mais precisavam.


Já o diretor da instituição, Luiz Ricardo dos Santos, agradeceu “em nome de toda a diretoria, funcionários e voluntários pela ajuda e pela parceria com o Sinds-UFSJ, que está fazendo toda a diferença na alimentação dos acolhidos e para a continuidade do trabalho do Larmena”.


Sendo a servidora responsável pelo “CAP Solidário”, Rafaela destaca a importância iniciativa de solidariedade em prol da população vulnerável das cidades e regiões onde a UFSJ está inserida. “Que esta iniciativa possa ser exemplo de solidariedade para outros órgãos públicos”, defende.


bottom of page